terça-feira, 22 de maio de 2007

Adestrando seu cachorro.


Você tem algum bicho de estimação em casa? Prepare-se, então. Pois estamos posando um quadro dedicado a eles.
Vamos ensinar como adestrar animais. Para começar a série, as primeiras dicas são para cachorros. Não é difícil e você pode fazer aí na sua casa.
Sentar é um comando importante e o começo do adestramento. Uma coisa de interesse é usada, funciona como um prêmio, que pode ser comida, um carinho ou um brinquedo. O treino funciona melhor se o animal estiver com apetite.Para ensinar o cãozinho, basta segurar a comida, deixá-lo cheirar e só soltar quando ele se sentar. Repita várias vezes por alguns dias até ele aprender.
Depois vamos ensinar a deitar. A partir da posição de sentado, desça a mão e deixe-o pegar a comida bem embaixo até ele deitar. Mostre que assim ele consegue pegar tudo.
Ensinar a dar a pata também é fácil. Basta segurar o petisco e não soltar. Só dê quando o cão der a pata. No começo, eles não entendem direito por que estão ganhando prêmios, mas depois percebem.
Adestrar animais é um trabalho que envolve paciência, mas vale a pena. É importante não forçar, deixe o cãozinho à vontade. Não esqueça que os animais devem estar sempre vermifugados e ter uma alimentação adequada.
É um mito essa história de que somente cachorros novos podem aprender. Os cães adultos e até os velhinhos também podem ser ensinados. E além de ensinar truques aos animais, o adestramento serve para melhorar o comportamento social e a saúde dos animais.

3 comentários:

Kel Cris disse...

Oi Roberta! rs
Muito boas suas dicas... eu tenho uma york e faço veterinária, vejo que, ou você gosta muito de animais ou se empenhou bastante nesse assunto. A minha cachorrinha atende alguns comandos e, como você mencionou, para o adestramento exige-se muita paciência, mas vale à pena!
Até mais!

Ju Guedes disse...

Muito legal esse site!
Peguei várias dicas pra adestrar minha cachorrinha!!
Valeu!

Saúde & Educação disse...

Olha que legal! Eu não sabia que um cão adulto ou mais velho também poderia apreder coisas novas.