terça-feira, 22 de maio de 2007

Cuidado ao escolher o adestrador do seu cão.

ALGUMAS DICAS IMPORTANTES:

► Bater é um estímulo negativo e seu cão obedecerá por medo. Recompensar é um estímulo altamente positivo e seu cão obedecerá por prazer. Na hora de escolher o profissional, procure conversar e saber sobre a experiência dele e os métodos que usa. Certamente você saberá diferenciar um "entendido" de um bom profissional. Seu cão deve demonstrar afeição pelo adestrador. Se o cão é independente, mas demonstra medo do profissional, há grandes chances dele estar sendo maltratado durante as aulas.

► Acompanhe sempre que possível as aulas de adestramento. De nada adianta seu cão obedecer ao adestrador apenas. O profissional consciente ensina o cão e o dono. Sim, o dono também precisará ser "adestrado" para saber dar ordens ao seu cão.

► As escolas de adestramento são uma boa opção. Nesse caso, grupos de animais, juntamente com seus donos, participam de aulas coletivas ou individuais. A vantagem do adestramento coletivo é que o cão aprende a conviver com outros animais.

► Violência durante o adestramento poderá estragar irreversivelmente o temperamento do cão. Não aceite esse tipo de método durante as aulas do seu animal.

► Existem muitos métodos de adestramento modernos que se baseiam em estudo do comportamento dos cães. O uso do "clicker" (estímulo auditivo acompanhado de recompensa pelos acertos), tem excelentes resultados.

► Lembre-se que o adestramento é feito a três: você, o adestrador e o cão. Deve haver um entrosamento entre o dono e o profissional para que o resultado seja positivo. Se você não for participativo, não culpe o adestrador se o cão não quiser obedecer você.

► Adestramento de ataque só é feito em casos especiais, quando necessário, por profissionais bastante experientes. O cão de guarda já possui um instinto natural de defesa do seu território. Não queira tornar seu cão uma "máquina mortífera". A "máquina" pode causar acidentes graves.

Você pode tentar adestrar seu cão sozinho, mas desde que bem orientado. Não siga os conselhos de leigos no assunto. Manter o cão preso para torná-lo um bom cão de guarda é um grande erro, assim como bater nele com jornal ou esfregar seu focinho nos dejetos, só o assustarão.
Certa vez, andando pelas ruas, vi um adestrador batendo num cão. Apesar dos meus protestos, o indivíduo ainda achava que tinha razão. Pobre cão... e pobre dono que sequer imaginava o que seu animal passava durante as aulas de adestramento... Não cometa o mesmo erro. Adestre seu cão, é necessário, mas com um profissional, não o confie a um "entendido".

3 comentários:

Saúde & Educação disse...

Não é fácil escolher um adestrador, nem todos tratam o cachorro com cuidado. Essas dicas para a escolha são muito boas, valeu!

Saúde & Educação disse...

Eu estou procurando um adestrador, gostei das dicas.

Ivan Júnior disse...

a matéria sobre as dicas para se contratar um bom adestrador para o seu cachorro foi e é de grande ajuda para quem quer adestrar o seu cãozinho.